Sexualidade e Câncer: podemos falar sobre isso

30 de maio de 2019 by Clinica Incon
sexualidade-e-câncer.png

Vamos conversar um pouquinho sobre questões que durante o diagnóstico e tratamento do câncer acabam sendo deixadas para segundo plano: a vivência da sexualidade e câncer.

E falo em sexualidade e não em relação sexual de propósito, pois sexualidade esta presente desde o dia em que nascemos e vai nos acompanhar a vida inteira. É muito mais que somente relação sexual e engloba vários fatores, como desejo pelo outro (a) e por si mesmo (a), auto-imagem, sensualidade, sensação de bem-estar consigo mesmo(a), aceitação do próprio corpo e identidade como mulher ou homem e como era seu relacionamento até então.

Resumindo: como estava tudo isto antes do diagnóstico de câncer? Pois bem, esta resposta definirá quais serão suas facilidades e dificuldades durante o tratamento.

A sexualidade é construída desde pequenos e vivenciada de formas diferentes de acordo com a fase de nossa vida e se estamos bem de saúde ou não. E como a vivenciamos determinará nossa qualidade de vida.

O choque do diagnóstico, o tratamento desde a cirurgia acompanhada ou não de radio, quimio e hormonioterapia, causam impacto em todos os aspectos da vida. Precisamos lembrar que além do (a) paciente com câncer, todas as pessoas ao redor dele sofrem de alguma forma. E neste momento informação correta e quebra de mitos e tabus podem ajudar a manter a vida nos trilhos.

Além disso, passado o choque inicial, quando o sexo passa a ficar muitas vezes em segundo plano, o tratamento pode durar anos. E aí? O que fazer?

 As orientações podem variar:

• Algumas vezes a mulher fica impossibilitada de ter penetração vaginal. E nesta hora outras práticas que sejam bacanas para os dois podem ser a forma de se relacionar sexualmente, pois relação sexual é ter contato sexual com o outro, independente de qual ele seja;

• Incentivar as conversas sobre suas dificuldades com a parceria pode diminuir o impacto do tratamento e aumentar a intimidade entre os dois;

• Para pacientes que fazem uso de algumas medicações a longo prazo que causam ressecamento vaginal e diminuição de libido,  existem algumas formas de melhorar o quadro sem comprometer o tratamento;

• Em alguns casos, mesmo que seja temporário, o homem pode perder a ereção e o desejo também será comprometido. Ele vai precisar de apoio e a proximidade do casal precisa ser mantida por outras formas de estar juntos, como momentos só para os dois. Vale de cinema à caminhada ou outra tarefa que gostem;

Ainda existem casos onde já havia o que chamamos de disfunção sexual antes do diagnóstico, como desejo sexual diminuído, ejaculação precoce, dificuldade de manter a ereção, dor para ter penetração, vaginismo (impossibilidade de ter penetração vaginal) entre outros. Nestes casos é importante a ajuda de profissionais como o terapeuta sexual, psiquiatra, fisioterapeutas e psicólogos especializados.

O diagnóstico de câncer e o tratamento com certeza são motivos de sofrimento e muitas mudanças na vida do (a) paciente e parceria. Mas momentos difíceis acabam trazendo a necessidade de reflexão sobre como estamos vivendo e o que esta sendo importante.

Este processo pode simplesmente passar por nossas vidas, como também pode ser a hora de refletir sobre como quero continuar vivendo e traz a possibilidade de enxergar novos horizontes. De renovar o olhar que tenho sobre mim mesmo (a) tanto fisica quanto emocionalmente, de renovar os laços com minha parceria e de redescobrir formas de prazer.

 Enfim, trazer leveza e energia para um momento tão difícil e para toda a nossa vida. E para isso acontecer, a capacidade de reinventar-se é fundamental!

Abraços e até a próxima!
Por Lilian MacriCRM 99193
Médica, terapeuta sexual e educadora em sexualidade

marca-branca

O Incon oferece avançado tratamento oncológico, com equipe multidisciplinar especializada, aliada a instalações agradáveis, amplas e seguras. O Centro é norteado pelo modelo de gestão C.A.R.I.N.H.O. que é baseado em ciência, eficiência e humanização.


Clinica Incon 2018 - Todos os Direitos são reservados.