O que são “Cuidados Plenos”?

6 de junho de 2019 by Clinica Incon
o-que-são-cuidados-paliativos-1200x632.jpg

Afinal, o que são Cuidados Plenos, ou Cuidados Paliativos? Nos Cuidados Plenos auxiliamos o paciente a preparar-se para a autodeterminação no manejo do processo de falecimento e do final da vida, ajudando-o a lidar com as perdas durante a doença e o período de luto, além de alcançar o seu potencial máximo, mesmo diante da adversidade.

Vamos entender um pouco mais?

1 – O que é um tratamento paliativo?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos têm como objetivo primordial a melhoria da qualidade de vida dos pacientes portadores de doenças avançadas e de seus familiares por meio de uma abordagem multidisciplinar. O intuito dos cuidados paliativos é aliviar sofrimento, mas também (e principalmente) prevenir sintomas ou problemas que possam aparecer durante o curso da doença. Nos Cuidados Plenos do INCON, ajudamos os pacientes a lidar com questões físicas, psicológicas, sociais, espirituais e de ordem prática, com seus medos, suas expectativas, necessidades e esperanças.

2 – Abrange tanto pacientes como familiares?
Exatamente! Sabemos que ninguém adoece sozinho. Quando uma doença é diagnosticada, todos os parentes e amigos próximos acabam sendo envolvidos, principalmente no quesito emocional e psicológico (preocupações, ansiedade, medo, tristeza, entre tantos outros sentimentos), mas também nas questões logísticas, como por exemplo, quem irá acompanhar o indivíduo nas consultas médicas, levar para realizar exames, quem será o acompanhante em uma eventual internação hospitalar ou até, se necessário, quem será o cuidador? Por isso, a abordagem da família é essencial para garantir o bem-estar de todos os envolvidos.

3- Qual a importância para os pacientes?
Acredito que os cuidados paliativos são fundamentais, pois conseguem diminuir o fardo e o impacto da doença na vida do paciente. O foco é a prevenção e identificação precoce de sintomas e por isso é possível amenizar o sofrimento que a doença poderia ocasionar. Além disso, sabemos que cada indivíduo é único e complexo. O sofrimento pode ser provocado por diferentes aspectos, não apenas na ordem física, mas também psicológica, familiar, social ou espiritual. E, por isso, nos cuidados paliativos abordamos todas essas esferas do indivíduo. Como resultado final, observamos uma melhor qualidade de vida nos pacientes que fazem acompanhamento com a equipe.

4 – Quais os benefícios para os familiares e como eles podem ajudar o paciente?
Em relação aos familiares, o benefício é a compreensão de todo processo de doença e o empoderamento de como ajudar e fazer o melhor para seu ente querido que está doente. A melhor forma de ajudar é estar presente, com empatia, compaixão, cumplicidade e carinho.

Dra. Patricia Langenegger (CRM 139759 – SP), coordenadora do Núcleo de Cuidados Plenos, especializada em clínica médica e geriatria é responsável pelos cuidados dos pacientes hospitalizados e pelo ambulatório de Cuidados Plenos do INCON

marca-branca

O Incon oferece avançado tratamento oncológico, com equipe multidisciplinar especializada, aliada a instalações agradáveis, amplas e seguras. O Centro é norteado pelo modelo de gestão C.A.R.I.N.H.O. que é baseado em ciência, eficiência e humanização.

Clinica Incon 2018 - Todos os Direitos são reservados.